Exija Nota Fiscal!!!

É um absurdo que governos estaduais tenham que instituir programas como o Nota Fiscal Gaúcha no RS ou o Nota Fiscal Paulista em SP, dando prêmios em dinheiro e desconto em impostos a fim de incentivar as pessoas a pedirem nota fiscal! É uma renuncia fiscal em prol de que a sociedade faça o que é certo e adote atitudes que a beneficiam!

Meu amigo, pedir nota fiscal não é uma obrigação, é um DIREITO e um DEVER do consumidor!!

O brasileiro viaja ao exterior e fica “maravilhado” como as coisas funcionam por lá. Quem já teve a oportunidade de viajar ao exterior, principalmente para os USA1 e Europa, já precisou pedir nota fiscal ao comprar algum produto?

Eles nem pedem se você quer nota fiscal ou não, eles emitem e te entregam!!! É obrigação do empresário, do lojista, do prestador de serviço, etc, dar nota fiscal.

Certamente alguém dirá: “o empreendedor no Brasil já paga muito imposto!”.

Pois eu lhe digo, quem paga muito imposto é o CONSUMIDOR!!!

O empresário, quando calcula o preço de venda, já embute no preço do produto/serviço todos os impostos e o CONSUMIDOR paga!

Economicamente falando, o EMPRESÁRIO é apenas o RESPONSÁVEL POR REPASSAR ao Governo o valor que já foi pago em impostos pelo consumidor.

Se você não pedir nota, o imposto que você já pagou não vai chegar aos cofres dos Governos! O seu imposto, em vez de engordar os cofres dos governos estaduais e federais, vai engordar o cofre do empresário!! Ele simplesmente vai embolsar na cara dura!!

Esse empresário, se autuado pela Receita Federal, será multado por sonegação fiscal, mas muitos poucos são autuados dada o volume de sonegação que todos NÓS sabemos que existe. Além disso, deveriam também ser processados pelo Ministério Público por apropriação de indébito, afinal está se adonando de um valor que não lhes pertence.

Depois não me venha reclamar que falta investimento em saúde, educação, segurança, etc… SEJA CONSCIENTE E PEÇA NOTA FISCAL!!!!

PS: Sei que alguém vai comentar que se não houvesse desvio e corrupção sobraria dinheiro. Concordo em gênero, número e grau, mas este assunto será tema de outro artigo.

  1. Vamos nos comprar a países melhores! não me venha com Argentina e afins!